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A importância da Ergonomia durante o Home Office

Ergonomia: Organizar o espaço e adequar a rotina durante o período de quarentena são fundamentais para a manutenção da saúde

Assim como o trabalho realizado dentro de uma empresa demanda organização, estrutura adequada, otimização de rotinas e padrões de comportamento para que as tarefas sejam realizadas com segurança e eficiência, o trabalho home office não é diferente. Ainda que oportunize ao trabalhador realizar suas atividades no conforto de sua casa, as regras são as mesmas para se manter a saúde e a produtividade, que podem ser agravadas por hábitos não tão saudáveis e uma ergonomia não planejada.
 

Nesse contexto, um dos itens mais importantes para o home office é saber organizar o espaço que será utilizado para o trabalho, além da adequação da rotina durante esse período em que a pessoa levará o seu escritório para casa.

Pensando na efetividade das atividades fora do ambiente de trabalho, selecionamos algumas dicas:

Escolha um local adequado: é importante escolher o local que seja ideal para o trabalho, como um escritório ou uma escrivaninha em um cômodo onde não haja a circulação de pessoas. Se não for possível, pode ser utilizada a mesa da cozinha ou da sala. Nesse caso, apoie completamente o computador sobre a mesa e tenha uma cadeira confortável, com regulagem de altura do assento, apoio de braços e encosto adequado para a postura.

Teste o funcionamento dos seus equipamentos: confira se o seu computador está funcionado corretamente, assim como a internet, o telefone, a impressora, a iluminação, etc.

Organize-se: a organização é fundamental no seu ambiente de trabalho, assim como no seu novo escritório. Antes de começar, deixe tudo organizado, tornando o ambiente o mais agradável e ergonômico possível. Deixe um copo com água sempre à mão e o celular afastado e no silencioso, caso ele não precise ser utilizado para trabalhar. Desta forma, haverá mais estímulos para produzir melhor.

Organize as tarefas para o dia: tente fazer este planejamento como sua primeira tarefa todas as manhãs e comunique à sua equipe, desta forma você e seus colegas saberão o que esperar ao final do dia de trabalho.

Corrija sua postura: assim como no escritório da empresa, em casa você deve cuidar da sua postura. Sente-se corretamente na cadeira, regule-a conforme sua necessidade para que ao final do dia você não esteja com dores. Nem pense em trabalhar no sofá, na cama ou na cadeira de praia. Após 8 horas de trabalho seu corpo estará dolorido e o dia seguinte tenderá a ser pouco ou nada produtivo.

Determine seus horários: trate seu dia como um dia comum de trabalho. Levante-se no horário habitual, faça sua higiene, tome seu desjejum e fique disponível online no horário normal de sua jornada de trabalho.

Realize pausas: a cada 50 minutos trabalhados procure fazer 10 minutos de pausa. Isso vai ajudar no seu desempenho e a tomar decisões com mais clareza.

Cumpra seu horário de almoço: em casa você também deve ter um horário fixo de almoço, assim como no seu dia a dia no escritório. Saia do local onde está trabalhando e aproveite para fazer uma refeição saudável, espairecer e voltar revigorado para seguir o restante de sua jornada.

Evite distrações: home office necessita de atenção. Televisão, colegas de quarto, marido, esposa, videogame, animais de estimação, comida são algumas das distrações mais tentadoras para quem trabalha de casa. Se você quiser aumentar a produtividade, evite-as. Vá para algum lugar onde você não se distraia com o ambiente, defina horários de almoço e cafezinho e combine com as outras pessoas que moram na casa que você precisa reservar blocos de horas para se concentrar no trabalho.

Trabalhar em excesso não é a solução: não é porque agora sua casa e seu escritório são o mesmo lugar que você deverá trabalhar horas a fio. Assim como se distrair demais pode ser ruim, distração de menos também pode ter efeitos negativos, e na mesma medida. Mantenha o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.


Fonte: https://www.sesipr.org.br/informacoes-sst/vai-fazer-home-office-nao-esqueca-da-ergonomia-1-33630-433767.shtml

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