NOTÍCIAS

Está na hora da sua empresa se preocupar com a ergonomia.

Muito mais do que a relação entre o homem e a máquina no ambiente de trabalho, a ergonomia empresarial é uma área de estudo que está diretamente ligada à melhoria das condições de trabalho e à preocupação com os riscos existentes no desempenho de determinadas funções.

A ergonomia empresarial e a norma regulamentadora NR 17

Proporcionar um ambiente de qualidade, equipamentos e mobiliários adequados é essencial para garantir o bom desempenho dos seus colaboradores. E para garantir esses benefícios, é necessário que a empresa atente para algumas regras existentes.

Além disso, hoje em dia contamos com o auxílio da tecnologia, uma excelente aliada na criação de ambientes com condições de trabalho cada vez mais otimizadas.

A ergonomia empresarial é uma exigência legal, prevista pela Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que visa atenuar os possíveis riscos existentes ao trabalhador, minimizando os impactos de suas atividades cotidianas.

Essa mesma NR 17 é responsável por vários detalhes, como o tipo de mobiliário, o posicionamento dos equipamentos, a altura das bancadas, o espaço entre as mesas, os tipos ideias de cadeiras, entre outros aspectos.

Os benefícios da ergonomia empresarial

 
1.Melhora na produtividade e redução do absenteísmo
Esteja certo que prezar pelo bem-estar dos seus colaboradores vai muito além de oferecer um ambiente de trabalho confortável.

Quando os seus funcionários trabalham satisfeitos e se sentem dispostos no ambiente organizacional, a melhora nos índices de produtividade é percebida rapidamente. Isso se deve à redução ou eliminação de possíveis desconfortos ou a outras situações que podem causar distrações e atrapalhar o rendimento no trabalho.

A preocupação com a saúde da sua equipe rende também benefícios para a empresa. Oferecendo melhores condições ergonômicas na estrutura da organização, consequentemente você diminuirá os riscos de afastamento por problemas oriundos de distúrbios na saúde física dos seus funcionários.
 
2. Valorização profissional

É essencial a orientação sobre a questão ergonômica. Além de disponibilizar a estrutura é preciso também oferecer a informação, mostrar aos funcionários a importância e a preocupação da organização com o bem-estar de cada colaborador.

Essa preocupação faz com que os funcionários se sintam valorizados pela empresa, por meio desse suporte, para exercerem suas atividades com conforto e segurança e com isso, sentem-se mais motivados.
 

3. Redução de ocorrências de doenças relacionadas à ergonomia
Quando uma organização não adota medidas de ergonomia empresarial, os funcionários estão sujeito a uma série de doenças ocupacionais, como:

• Hérnia de disco — lesão que ocorre na região lombar que provoca dores fortes e dificuldade de movimentos;

• Dores nas costas — causada por má postura ao sentar, vida sedentária, excesso de peso etc.

• LER — lesão por esforço repetitivo, é uma das maiores causas de afastamento do trabalho e ocorre pela repetição de movimentos sem preocupação com a ergonomia; Portanto, ao investir nos aspectos ergonômicos da empresa, sua empresa reduzirá a ocorrência desses problemas em sua equipe e, também, as chances de perder um bom funcionário.

Fonte: Health Care - https://nucleohealthcare.com.br/blog/2017/10/23/esta-na-hora-da-sua-empresa-se-preocupar-com-ergonomia/

FALE CONOSCO

E descubra como podemos ajudá-lo

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta
das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

Responsáveis Técnicos

Indiara Panisson - Fisioterapeuta/Ergonomista
CREFITO 5:127.023F
Tiago Golo - Fisioterapeuta/Ergonomista
CREFITO 5.122.162F
Jucelia B. Borilli - Fisioterapeuta/Ergonomista
CREFITO 5:58.3111F

localização

ENDEREÇO

Rua Pe Anchieta, 411, Centro. Tapejara/RS.

FOCO ERGONOMIA, Análise Ergonômica do Trabalho, Gestão em Ergonomia, Treinamentos, Orientações In Loco e Assistência Técnica em Perícias - 2019, Todos os direitos reservados. Proibida a cópia deste site.

Criação de Sites Passo Fundo Criativittá